3 de setembro de 2011

Resultado - 153ª Semana

 
 Eu sei que poucos vão ler o texto abaixo, "muito grande", mas já que ninguém participou essa semana, eu, Vanessa e Thaise resolvemos postar um texto sobre o fato e ironicamente sobre o tema, que casou bem com o fato ocorrido. Obrigado aos que lerem.

A semana foi fraca no Blorkutando. A proposta do último tema era falar do poder da Internet. O poder de mobilizar, o poder de construir, destruir e reconstruir. A internet tem sido parte fundamental das recentes rebeliões no mundo árabe. Ela tem sido usada para fazer política, denúncias e campanhas em todo o mundo. Os meios de comunicações nunca estiveram tão integrados como agora. Hoje você ouve certa frase na televisão e no mesmo instante ela se propaga pelas redes sociais. A internet funciona como uma cola para o mundo atual. Ela é usada para a verdade e para a mentira. Acredite, ela não é apenas o seu hobby das madrugadas ou fins de semana. Mas será que a internet está sendo explorada de uma forma adequada?

Difamar e perseguir com a internet se tornou algo ainda mais impactante e brutal. O que é fazer bom uso da internet? Há mil respostas para isso. E aí está o lado perigoso, mas também o lado bom da coisa! A internet é um espaço de múltiplas possibilidades, múltiplas interpretações, múltiplas funções. Serve para ampliar suas fronteiras, para amar e odiar pessoas, para ajudar a derrubar regimes, para fazer campanhas de adoção de animais, para dizer o que pensa e muito mais. A internet continua a revolucionar o mundo a cada novo clique, mas parece que a maioria das pessoas ainda precisa se dar conta disso...

O século XXI vem se provando o século onde as pessoas são mais passivas ou menos interessadas. Ao longo da história muitas revoluções foram feitas sem auxílio da internet. Não preciso citar os diversos exemplos onde o povo se uniu contra gigantes. Onde, ou saiu vencendo ou ao menos fez muito barulho. Com a internet a palavra chega longe. Com o mínimo de esforço você consegue que seu texto aqui no Brasil chegue aos olhos de leitores do outro lado do mundo. Um site de protesto seja do que for ganha adeptos em partes remotas do planeta. Então eu pergunto, porque nós continuamos tão passivos diante de tanta coisa errada no nosso país? Você pode dizer que já fizemos avanços. Sim, é inegável que sim. Mas não venha me dizer do twitter. A parcela da população brasileira que acessa o site ainda é mínima. E existem outros meios mais efetivos de chamar atenção de todos. E é neste ponto que chego onde quero: os subestimados blogs.

Já disse aqui no Blorkutando e no meu blog, a blogosfera está encolhendo. Tem até um movimento chamando atenção para esse fato. Os bons blogs estão espalhados por ai, isolados. O blogueiro está desanimado, sem tempo e com tanta coisa ele acaba deixando de postar. Ou pior ele se lembra de postar, mas não tem assunto. Acha que aquele tema não vai agradar. Os que restaram são mais rígidos quanto a tema. O Blorkutando é prova viva disso. Tínhamos 70 participações por semana e essa semana chegou ao triste zero. Isso mesmo, em toda a internet nenhum blogueiro  animou a falar da internet e do seu poder. Como assim? Justo na época onde uma palavra dita na televisão ganha a rede e milhares expressam sua opinião sobre tal fato. Onde um único pedido é capaz de upar tal tag ao assunto mais comentado no twitter, o vídeo vira o mais assistido, a notícia vira a mais compartilhada? Não entendo.

Estamos vivendo a era da informação. Sim. Porém estamos vivendo num planeta de pessoas consumidas pela falta de tempo. Consumidas pela obrigação. Blogar não é mais prazer. Para muitos é obrigação. A internet vai continuar existindo. Poucos terão a coragem de mover mais do que piadas e anedotas. Continuaremos na mesma. Tanto na corrupção, quanto na injustiça, e nos impostos alto. Porque não temos coragem e principalmente ânimo de começar nada. Nem postar em nossos blogs somos capazes de fazer diariamente. Quanto mais empenharmos voz, tempo e disposição em alguma causa. Não é culpa sua, não é culpa minha. É apenas a evolução do ser humano. Às vezes penso que a evolução humana é exatamente como a de um ser humano. Fomos bebê, adolescentes que gostávamos de rebeldia, adultos e depois seremos idosos. Já passamos da fase de se rebelar. Caminhamos para o ostracismo da 3ª idade. A internet é uma ferramenta fora de época. Teria sido mais útil em outros tempos. Tempos onde as pessoas tinham coragem de bater de frente com poderosos. Tinha coragem, ânimo e tempo para ao menos tentar. Revolução, protestos e movimento são palavras que combinam com internet. Elas não combinam é com as palavras, brasileiros, seres humanos e modernidade.

3 comentários:

  1. Poxa, não acredito que não houve nenhuma participação! Eu até escrevi o texto, mas não deu tempo de digitar e postar até a sexta, que pena. É incrivel como apesar do Brasil ser um dos paises que mais usam a internet, a porcentagem da população que fazem realmente uso ser pequena, e além disso, a maneira com é usada, redes sociais, vide Orkut e tal, ainda persiste muito a lenda de que internet só serve pra entretenimento.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, o tema me agradou muito, mas foi como disseram no texto acima faltou tempo. O problema é que também me estagno com o argumento de que "o tema não vai agradar" ou que se tornou uma obrigação mesmo postar. Há umas semanas atrás até teve um tema parecido (que eu me lembre) e foi como o próprio Tiêgo expôs no texto dele (e pelo que me recordo também fora o único participante) outras redes sociais acabam consumindo por trechos nossas ideias, ou seja, parece até que um texto nos causa um cansaço...

    Curso jornalismo, e como disse no começo tinha pretensões de participar, gostaria muito de estudar mais a fundo mídias sociais. Hoje em dia, respiramos isso. E o que será das futuras gerações? A tecnologia em si como influenciará nas nossas vidas?

    Depois de ler isso eu até poderia deixar um comentário-texto por aqui. Não estou de acordo com a última frase... E, olha, que debate saudável seria se tivesse mais participantes. Estamos numa vibe meio “salvem a blogosfera”! rs Muito bom o post, meninas. Continuo por aqui torcendo para que vários sobrevivam a essa maré baixa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho duas coisas para falar. A primeira é sobre a falta de participações. Não é porque os temas estão ruins, mas temos que lembrar que desde a criação do Blorkutando, o números de blogs com a proposta de fazer concursos aumentou, sendo que alguns deles tem a preferência dos blogueiros daqui. Temos que considerar que as pessoas crescem e o tempo diminui, eu sou um exemplo disso, que entrei para o Ensino médio e vi minha vida se rebelar contra mim, indo de vinte posts para um por mês. Quem sabe não seja hora de convidar novas pessoas, enviar mensagens, criar uma propaganda atrativa para aqueles que gastam o seu tempo postando frases feitas no Facebook? Esses são os novos participantes, que encherão as páginas do orkut com links de textos maravilhosos. Peço desculpas se entro no Blorkutando e prefiro escrever textos em outros blogs, mas este ainda é o meu mundo, ainda é o lugar onde desenvolvo os temas, sempre será parte da minha vida na blogosfera.

    A segunda coisa é sobre o texto em si e as duas últimas frases. A internet mudou, ela acrescentou coisas ruins e boas, mas a pior coisa que ela fez foi separar as massas. Digo isso porque não somos mais unidos por um propósito só, navegamos em diferentes espaços. Somos a massa mais macia e moldável que a alta sociedade pode 'vender', somos modelados a partir do que os outros querem, e a intenet não serve mais como faca afiada, está mais para faquinha de plático do chá das cinco, tentando em vão acabar com esse molde. Admito que estou errada em alguns pontos, sobre a crítica que podemos fazer na internet, juntando milhares de pessoas por um ideal. Mas estou certa quando digo que alguns estão pouco de lixando para o que a massa faz ou deixa de fazer. É sobre essas pessoas que as duas frases de fechamento se resumem, as pessoas que não se importam com o nosso governo corrupto, com os mal tratos aos animais, com os impostos altíssimos ou com a violência cometida em casa ou no mundo. Não venha me dizer que o mundo mudou muito desde então, pois isso é uma mentira. As pessoas perderam seus ideais, e cabe a cada um de nós lembrá-las de seus deveres, pois se elas não acordam para a vida real, seremos nós, brasileiros, seres humanos na modernidade que mudaremos. Seja pelos livros, ao vivo ou intenet.

    ResponderExcluir