16 de julho de 2011

TOP BK - 10ª Edição

O TOP Blorkutando está de volta e dessa vez chega ao blog do Blorkutando. Nessa nova fase o TOP vai integrar a seção de novas colunas aqui do Blorkutando. O entrevista dessa semana é James Pimentel dono do "Cão sem Plumas" que está no ar desde janeiro de 2009. O blog do James desde o começo trouxe uma escrita decidida, com temas bem desenvolvidos sejam em qual area fosse. Com mais de dois anos no ar o blog é um exemplo da sobrevivência na blogosfera. Bem visitado, bem cometando e muito querido entre os blogueiros o Cão sem Plumas prova que tão cedo os bons blogs não vão deixar de existir. Segue a entrevitsa:

1- De onde surgiu a idéia de criar um blog?
J: Fui só mais um acompanhante da moda sabe?! Muitas pessoas estavam fazendo e divulgando seus blogs, daí criei pra passar o tempo. Depois de período já usando ele, serviu pra divulgar meus trabalhos da universidade. Mas no geral, foi só pra me divertir mesmo.

2- Como foi à escolha do nome?
J: Era um livro que eu estava lendo na época do vestibular. Eu gostei do título e o coloquei no blog, que antes tinha o nome de Anti-verbal.

3- Qual assunto você mais gosta de escrever?
J: Sobre assuntos do cotidiano social. Analisar, refletir, formar opiniões... é o que gosto!

4- Qual o seu post que você mais gosta?
J: Foi um que escrevi pra pauta do blorkutando. Ele contava a história de um senhor idoso que se lembrava dos seus tempos de casados ao olhar um álbum de fotos. Aquele texto me emociona.

5- Qual o post que ficou mais popular em seu blog?
J: Infelizmente ele só é popular por causa da foto, mas o texto sobre anorexia masculina é o que tem mais de 3 mil visitas só nele.
6- A blogosfera mudou bastante nos últimos meses. O que fazer para sobreviver a essa mudança?
J: Perseverar. Não deixar de utilizá-lo e procurar escrever cada vez melhor pra que ele possa sobreviver.

7- Qual a pior atitude que um blogueiro pode ter?
J: Desistir de escrever porque nunca ficou no pódio de um concurso de textos.

8- Autor de livros e obra admirável em sua opinião?
J: Augusto Cury na cabeça. Ele, além de ser cristão, escreve super bem e faz os seus leitores refletirem sobre si mesmo. Sem dúvida é o melhor escritor da contemporaneidade, escrevendo ficção partindo da realidade.

9- E o tipo de texto que prefere: dissertação, narração ou descrição, contos, crônicas, etc.?
J: Crônicas. Um bom cronista sabe enfeitar a realidade. Pode parecer até algo fantasioso, mas eu creio que todo cronista sabe viver a vida que tem.

10- Porque é tão difícil para os jovens escrever sobre temas sérios?
J: Por que não procuram se aprofundar nos assuntos noticiados pela mídia, além de ser uma geração de preguiçosos, que querem tudo pelo Wikipédia.

11- Das polêmicas atuais, qual a mais atraente para criar um post e levantar um debate?
J: PL 22 com certeza!

12- Pessoa o qual admira? Como pessoa, ou especificamente. Por quê?
J: Minha mãe. Ela é guerreira, trabalhadora, e ainda me ama muito – uma das poucas pessoas que eu posso contar a toda hora.

13- O que te irrita profundamente, no geral?
J: Injustiça. Quando eu assisto novela fico a ponto de entrar lá e maltratar o vilão.

14- Pelo que vemos no seu blog você é uma pessoa que está sempre bem informada. Você concorda com a tendência sensacionalista que muitos meios recorrem é a única maneira de se diferenciar a chamar atenção para o seu conteúdo?
J: As vezes eu me sinto assim. Confesso que já escrevi textos querendo visitas, mas sempre acabo cedendo pro meu lado escritor que insiste em mandar em mim e fico honrado em saber que pessoas me seguem por como eu escrevo e não pelo que escrevo.

15- Sobre os dois grandes eventos esportivos que o Brasil vai receber essa década. Qual a sua opinião?  Existe muita controvérsia sobre custo das obras e do benefício. É cético quanto ao resultado ou acha possível que nem todos os projetos tenham problemas quanto a superfaturamento? Acredita num processo limpo?
J: É melhor esperar pra ver. Eu acredito no meu país e sei que podemos fazer uma bonita festa pro mundo.

16- No seu ponto de vista qual o principal erro dos nossos governantes?
J: Fingir que os pobres são lembrados em todo tempo.

17- E qual o principal erro que nos brasileiros cometemos?
J: Reclamar da vida.

18- Cotas raciais, sociais ou a extinção do sistema de cotas?
J: Cotas, com certeza. Temos uma dívida a pagar com quem foi discriminado, e acredito que essa seja uma saída!

19- Qual a característica você considera fundamental em uma pessoa?
J: Na verdade são duas: sinceridade e beleza.

20- Que profissão pretende seguir?
J: Digamos que serei um pastor-jornalista-dançarino

21- Qual seu passatempo preferido na internet? Indique um site.
J: Ficar lendo besteiras. http://umsabadoqualquer.com

22- Existe uma música que inspire sua vida?
J: Existe sim. Ela me faz lembrar o motivo pra qual me levanto da cama todos os dias. É a música Paz da cantora Heloísa Rosa.

23- O melhor filme que você já assistiu, que acompanha sua vida?
J: Não existe nenhum especificamente.

24- Uma pergunta que gostaria de responder?
J: Porque o céu não é verde? kkk

25- Uma frase?
J: “Jesus te ama”.

Rapidinhas:
Fé - Compromisso
Razão -
Suicídio
Amor -
Amigos
Viver -
Filme com pipoca
Sonho - 
Viajar pelo mundo
Paz -
Enfrentar os problemas com cabeça erguida
Mudança -
Fazer hoje o que não se fez ontem
Impunidade -
Justiça brasileira
Violência -
arma dos covardes
Preconceito -
contra quem acha o diferente coisa do outro mundo
Medo -
de ficar sozinho
Futuro -
construo ele hoje
Hobby -
dormir
Blog -
passatempo

4 comentários: