17 de julho de 2011

Dicas Bk #1

O Blorkutando tem novidades para vocês! A partir de hoje nós inauguramos uma coluna em que daremos dicas de livros, filmes, séries, etc. E contamos com as sugestões e com os palpites de vocês, combinado?
Hoje eu começo indicando uma das minhas escritoras preferidas: Jane Austen (costumo falar bastante dela lá no meu blog Caixinha de Opiniões). Austen é uma autora inglesa que viveu de 1775 a 1817 e que escreveu 6 romances completos (deixando outros textos inacabados que depois vieram a público). Sensível aos costumes de seu tempo, ela consegue refletir em sua obra a moral e o preconceito da sociedade inglesa de fins do século XVIII e início do século XIX. Mas os 3 livros que vou indicar a seguir não deixam de ter temáticas atuais!
Orgulho e Preconceito

Provavelmente o livro mais famoso e mais querido de Jane Austen. Virou filme em 2005, mostrando a história de amor de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, duas pessoas de personalidades fortes o suficiente para tornar complicado um final feliz entre elas. Mas será que orgulho e julgamentos precipitados realmente podem derrotar um amor?

Razão e Sensibilidade
De um lado a racionalidade, o toque de realismo de Elinor. Do outro lado o romantismo, a delicadeza e fragilidade de Marianne. As duas irmãs Dashwood parecem mesmo opostas, mas o carinho que as une consegue equilibrar as diferenças entre elas. Dessa forma podem estar uma ao lado da outra quando desencontros e frustrações amorosas ameaçam derrubá-las. Este livro (o primeiro de Austen a ser publicado) virou filme em 1995, estrelado por Emma Thompson e Kate Winslet.

Emma


Uma mocinha bonita, rica, inteligente e que gostava de brincar de cupido. Emma foge de relacionamentos amorosos, mas quer encontrar o amor para as outras pessoas. Como ser bem sucedida nessa tarefa se a responsável por ela está mergulhada em preconceitos e conhece tão pouco o amor e seus mistérios? Emma demora a perceber que o amor verdadeiro muitas vezes está mais perto do que podemos imaginar. Emma foi vivida no cinema por Gwyneth Paltrow em 1996.
Recomendo Jane Austen porque a meu ver ela conseguiu construir personagens fortes, cheios de virtudes e defeitos realmente humanos. Impossível não se identificar com uma das mocinhas de Austen ou desejar encontrar para si um dos homens encantadores que passam por seus caminhos.

7 comentários:

  1. Legal! Adoro livros e sempre gosto de receber dicas... Li Orgulho e Preconceito há bem pouco tempo e claro que adorava o jeito despojado de Elizabeth! Considero uma leitura bem suave, um pouco paradinha demais para meu gosto e um pouco fútil, porque só fica mesmo centrado nos romances e intrigas relacionados às famílias, mas ainda assim é um bom livro, principalmente para quem gosta de reviver épocas passadas (eu gosto!).

    ResponderExcluir
  2. eu assisti o filme orgulho e preconceito, estou ansiosa para ler o livro tbm *.*
    então quer participar do sorteio de um livro lá no meu blog? adoraria se você participa-se!
    http://amigasentresegredos.blogspot.com/2011/07/fazendo-meu-filme-surpresa.html

    ResponderExcluir
  3. adorei as sugestões. assim que as aulas voltarem procurarei orgulho e preconceito na biblioteca. ;D

    ResponderExcluir
  4. Totalmente excelente, eu li Orgulho e Preconceito, e não tem como não se apaixonar por Mr. Darcy e Lizz, agora vou ler Razão e Sensibilidade, já dei uma folheada básica e já gostei

    ResponderExcluir
  5. Assisti o filme 'Orgulho e Preconceito' e amei, corri pra ler o livro! Assisti também uma série feita pela BBC em 1995, em que o Colin Firth e Jennifer Ehle atuam como Mr.Darcy e Elizabeth:)
    Amo livros contando história de séculos passados, assim que terminar de ler 'Orgulho e Preconceito' vou ler 'Razão e Sensibilidade'.
    Muito legal a coluna de dicas do BK :D

    ResponderExcluir
  6. Van arrasou nas dicas! Sou louco pra ler Jane Austen e ela sabe bem disso! Muito bom mesmo, mais dicas, mais dicas!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei do orgulho e preconceito, mas minha cidade não tem livraria,ai acabo deixando de lado as vezes a leitura,mas acabo não baixando para ler no pc mesmo.. culpa daquela preguiça;

    ResponderExcluir