24 de julho de 2011

Dicas Bk #02

A segunda edição das dicas Blorkutando trás para você a série de livros que está mexendo com a imaginação de muitos. São livros imperdíveis e que você pode conferir também no formato de série, já que a HBO fez o grande favor de transformar o mundo mágico de George R.R. Martin em realidade. Fantástico, magnífico, perfeito são adjetivos que não resumem bem o que esses livros trazem. A riqueza de detalhes, as infinitas tramas, um universo inteiro saido da cabeça de uma única pessoa. A escrita é ou não é mágica? Milhares de páginas viciantes. “As Crônicas de Gelo e Fogo” é leitura obrigatória para quem se considera um leitor de primeira. O primeiro livro foi lançado em 1996, mas como vivemos em terras tupiniquins e por aqui as editoras tem o péssimo hábito de só publicar aquilo que estoura na mídia mundial só agora é que os dois primeiros volumes foram lançados e o terceiro será lançado agora em setembro, com pré-venda iniciando dia 01 de agosto.
Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Situada em um continente fictício chamado Westeros - uma terra semelhante à Europa Medieval, onde cada estação pode durar anos -, a história se inicia com uma grande e complicada trama. Nela, uma batalha é travada entre os Sete Reinos, onde clãs lutam pelo controle do Trono de Ferro, cuja posse garante o poder durante o inverno de 10 anos que está chegando. A disputa propriamente dita começa quando o rei Robert Baratheon convida Eddard, da tradicional Casa Stark, a ser seu principal conselheiro, desencadeando a ira de famílias rivais. O jogo de interesses é a força motriz do enredo: Baratheon é apaixonado pela irmã de Eddard, porém, casou-se com Cersei, da Casa Lannister, para cimentar a lealdade de sua família ao seu governo. A rainha, por sua vez, possui como amante seu irmão gêmeo Jaime. Este é conhecido como "O Regicida", por ter assassinado o rei Aerys Targaryen - a quem havia jurado defender. Porém, os descendentes da dinastia derrubada, Viserys e Daenerys, planejam retomar o trono que é seu por direito.
Essa é a descrição "oficial" que as lojas brasileiras estão usando na venda. Mas o que posso te dizer que não existem palavras os descrições suficientes para dizer o que você pode esperar. É intriga, é interesse, é poder. São personagens complexos, cruéis, sonhadores. O autor ao escrever cada capítulo do ponto de vista de um personagem consegue fazer com que tenhamos simpatia até mesmo pelos personagens mais ruins. Você consegue sentir de tudo lendo esse livro.
Se você quer conferir a história antes de comprar os livros pode procurar a série “Game of Thrones”, assista ao primeiro episódio ou até a primeira temporada se preferir, mas não deixe de ler os livros. A HBO é famosa por suas adaptações e está fazendo um excelente trabalho, porém nada se compara a verdadeira obra. É uma paralelo interessante de se fazer, ler e assistir. Programa perfeito para esse fim de férias. Você só corre o risco de começar a ler e não conseguir parar. Se ler e não tiver paciência para esperar os lançamentos aqui no Brasil você pode comprar a versão em inglês. Na Cultura o box com os livros um, dois, três e quatro está num ótimo preço e já pode ler o cinco que foi lançado agora em julho lá nos EUA. Vamos torcer para a LeYa acelerar a tradução. Sendo considerado a Tolkien de sua época Martin conseguiu criar uma série de livros dentro de um gênero que há muito não via tanta perfeição. Não é exagero. Fique com a abertura da série, que me ganhou nos primeiros segundos.


  
Para mais informações da série visite o blog "Temporadas" e para o livro visite: "As Crônicas de Gelo e Fogo" nessa página você conhece a história, os personagens, as casas e ainda lê o primeiro capítulo do livro 01, do livro 02 e já disponível para ler o primeiro capítulo do livro 03. :) Espero que curtam essa nova dica. A coluna vai ficando por aqui. Semana que vem tem mais. ^^
P.s: A coluna Dicas Bk vai ao ar todo domingo e com um detalhe que ajuda na variedade da mesma. Cada domingo é uma das moderadoras do Blorkutando. Num sistema de rodízio alternaremos entre eu, Vanessa e Thaise. Assim você recebe dicas de todos os gostos.

5 comentários:

  1. Adorei a dica, pela sinopse e pelo comentário percebe-se que é um bom livro, mas duvido que alguém possa se comparar a Tolkien.Vou baixar a série por que comprar os livros tá fora de cogitação para mim por enquanto

    ResponderExcluir
  2. Adoooooro Game Of Thrones, eu comecei a ler o primeiro livro depois que eu acabei O Senhor dos Anéis 1, e adorei. Quase chorei quando encerraram a 1ª temporada na HBO, a morte de Ned Stark foi tão deprimente quanto a partida do E.T.

    ResponderExcluir
  3. Adoro medievais! Com certeza vou querer conferir.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei deveras curioso pra ver! Não sabia que Game Of Thrones tinha saído de livros! Preciso conferir! Ótima dica!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tem dois selos p. você no meu blog, pega lá depois, ok?

    beijo

    fleur-du-matin.blogspot.com

    ResponderExcluir