18 de setembro de 2008

Textos vencedores 10° Semana

"Se eu fosse alguém que gosta de clichês, começaria o texto com as oposições clássicas: all star X havaianas, mc donalds X feijoada, my name is earl X meu nome não é johny. Se eu adorasse chavões, viria com um papo de valorizar a boa cultura brasileira e etc, ou de que cultura boa está no estrangeiro, e etc. Eu não gosto de clichês, nem de chavões, mas fiz uso deles no texto. Acho que, de vez em quando, não há como escapar, assim como ter que fazer escolhas na vida. Mas acho também que, de vez em quando, podemos fazer múltiplas escolhas, sem deixar de ter opinião.
Sim, porque o 'american way of life' está mesmo bem presente na realidade não só do Brasil, mas de todos os países que não tem um patriotismo forte. Mas a essência nacional ainda ocupa um lugar maior em nossas vidas. Quer um exemplo? Quando você viajar pro exterior, provavelmente terá orgulho de dizer a todos que é brasileiro, e, se você não for viajante ilegal, todos te tratarão muito bem, pois brasileiro tem fama de gente boa. E depois de um tempo fora, provavelmente você estará louco de saudade do arroz com feijão, do futebol, das novelas, das piadas de português, das músicas típicas(e bizarras) e de todo 'brazilian way of life'. Pode crer.
Isso só acontece porque ainda há pessoas aqui que conseguem enxergar o quanto é bom ser natural de um país tão abençoado quanto o nosso, e em vez de ficar reclamando do quanto atrasados tecnologicamente e musicalmente nós supostamente somos, ou de como a qualidade das nossas produções culturais e das nossas vidas é inferior à dos países ricos, fazem alguma coisa efetiva pelo país que vivem. Não é errado ficar mais empolgado com o show da Madonna do que da banda calypso. Errado é ser antipatriota, e passar uma imagem de idiota pro mundo inteiro. E de vergonha pros brasileiros.Talvez, toda esa postura seja hipócrita. Se eu parar pra pensar, a maioria das minhas preferências clássicas são por itens americanos. O imperialismo e a falta de patriotismo incutidas na nossa sociedade muitas vezes nos deixam sem saída, e nossos gostos se moldam a esses modelos de boa publicidade(e qualidade também, seria injusto negar). Mas, uma coisa é certa: valorizar a nossa cultura é uma necessidade, se quisermos ser um país melhor. Isso não significa desprezar a cultura do resto do mundo, o que seria uma tremenda ignorância. Eu não vejo problema nenhum em sair na rua com uma camisa verde e amarela, e um all star. Porque o Brasil, como sempre, estará no peito. Mais perto do coração do que qualquer outro lugar do planeta!"
escrito por Fernanda, do Pretty Lunatic.


"Darling, o que você acha de ir ao shopping hoje tomar um milkshake? Podemos ir de bike, ouvindo aquela música no ipod. Lembra daquela foto que eu coloquei no meu profile do orkut? Aquela em que eu estava com babyliss no cabelo? Um cara viu e me ligou pra eu fazer um book de modelo. Muito fashion né? Então, a gente pode sair e colocar as fofocas em dia enquanto come o cheeseburger daquela lanchonete. E aí depois você pode passar aqui pra eu te mostrar aquele baby doll lindo que eu comprei.
Já repararam como o mundo parece ter ser convertido ao jeito americano de ser? Quantas palavras em inglês a gente fala sem pensar porque já fazem parte do nosso cotidiano? Eu mesma perdi a conta. E coloquei aqui só as que mais se escutam por aí. É fato que o chamado estrangeirismo é um terrível vício de linguagem que pode até cair no ridículo se for cometido exageradamente. Mas tem certas coisas que a gente não pode evitar.
Outro dia eu tava escrevendo um texto sobre uma competição que rolou há algumas semanas. O primeiro colocado ganharia um kit da equipe patrocinadora. Nisso, me falaram que o certo é escrever quite. QUITE? Quite pra mim é estar quite com alguém. Kit é Kit, não dá pra fugir disso. Tudo bem que a gente tem que evitar algumas coisas. E principalmente temos que ter orgulho das nossas raízes, já que somos todos brasileiros.
Mas o que eu acho o fim da picada é gente ser contra o jeito americano de ser e tomar coca-cola no McDonald's na hora do almoço. É gente ser contra o capitalismo e usar roupa de marca. Ou você é uma coisa, ou outra. Mas de verdade, alguém aí consegue viver para sempre sem nunca tomar um golinho de refrigerante tipo coca ou pepsi? Alguém aí nunca experimentou Burger King ou Pizza Hut? Não dá. É porque não é só a gente que vive assim, rendido ao universo da américa da norte. Virou uma unificação. E dificilmente eu acho que a gente conseguiria criar uma sociedade independente dos Estados Unidos.
A decisão vai de cada um. Sou apaixonada pelo meu país e tenho o maior orgulho de ter nascido aqui. Mas vou falar, continuo escrevendo kit, amando coca-cola e não pretendo mudar a minha rotina de vida porque não condiz com o Brasil. Sou uma mulher perfeitamente normal, vivo assim como todas as outras. Por que ser diferente? Por que é bacana? Mas não é justamente esse o argumento de quem odeia o estilo "American Life"? Complicado. Muito complicado. Mas como eu disse, é uma questão puramente pessoal.
E agora dá licença porque eu vou aproveitar minha folga pra fazer pipoca no microondas e assistir filme. Tá vendo? Não dá pra fugir desse modelo americano de vida."
escrito por Camilla, do Borboleta em Metamorfose.


"amiiga,como você tá?Ah,amiga,você nem sabe!A minha tia cotinha acabou de chegar dos States e trouxe um presente wonderful!Um super iphone,acredita que nem tem nessa roça chamada Brasil?Pois é,pois é...Novidades?Amanhã depois do FISK vou me encontrar com o Tiaguinho naquela McDonald's que tem perto do shopping...É,o Tiaguinho,o que usa aqueles tênis da Nike e aqueles oculos Ray-Ban,meu Deus,nunca vi tanta beleza interior!E você,tá fazendo o quê?An,assitindo Heroes?Acredita que ainda não comprei o box da segunda temporada?Você conseguiu aonde,no ebay?Ah,que bom!Eu preciso também daquele super-creme da Victoria Secret's,aqueele para celulite,que a minha tá atacada!Aquele que minha mãe me deu não presta,é nacional,aí já viu né...Vai fazer o quê no weekend?Creeedo,show da Vanessa da Mata?Que negocio brega,viu Fransisca Juliana!Eu tô é juntando o meu money,para ir em um show dos Jonas Brothers,quando tiver,né,já que aqui nessa roça não rola nada...Vamo pegar um cineminha antes da festa de amanhã,um before-party?Olha aí na Vougue Teen o que tá passando...Hã?Meu nome não é Johnny?Fumou Malboro Ligth,foi minha querida?Filme nacional,tô fora!Nenhum presta!Tá bom,tá bom,eu vou,mais desde que tenha uma Diet Coke para mim,não aguento mais essa butt de cinema daqui...Ah,amiga,deixa eu desligar.Tenho que estudar,pra vê se um dia eu vou para Havard e saio dessa merda de Brasil.Kisses,Honey!"
escrito por Isah, do Disco Ink.


Parabéns a todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário